CETIM -2011


        BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA:             

       
            O Centro Escolar de Turno Integral Neuza G. Brizola (CETIM), foi inaugurado dia 15 de março de 2010, sendo a primeira escola de turno integral  de São Borja. Os alunos iniciam suas atividades às 8 horas e ficam na escola até às 17 horas. Nesse período eles recebem assistência tanto no Ensino Regular, como oficinas e alimentação. A escola oferece seis oficinas: Arte, Apoio Pedagógico, Esporte e Lazer, Educação Ambiental, Inglês e Informática. O ensino regular funciona do pré, 1º ao 5º ano. É oferecida uma alimentação balanceada com três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde. O educandário atende cerca de 230 alunos da educação Infantil ao ensino fundamental, conta com 33 colaboradores, entre professores e funcionários. Tem como diretora Márcia Rodrigues Pires.

                 
                                           

                                                                                                                  
                                    POETA  HOMENAGEADO:  Ildefonso Barbará Dornelles.
                                  
           Os irmãos Mario e Fonso Barbará Dornelles, músicos e compositores, definiram sua carreira apartir das participaçoes no concurso de música para o carnaval. Eles iniciaram a competir no festival quando tinham 14 e 18 anos, e tem destacada atuação, com composições entre as finalistas de muitas edições.              

        Mario e Fonso Barbará subiram ao palco do concurso, pela primeira vez. na segunda edição do concurso em 1969, com a música Daniela. Recordam que não ganharam prêmio nenhum, mas a experiência foi muito importante. Em 1971 disputaram com Lupícicio Rodrigues, Túlio Piva e Zila Machado, juntaram-se a outros músicos e formaram "o grupo cinco e meio", que depois se fixou como "sete e meio. Na segunda participação competiram com oito composições: a maioria de autoria deles, mas havia letras de João Manoel Bicca, Bruno Vilhalba e dona Bety Barbará Donelles, mãe de Mario e Fonso. Em 1976, foram participar no concurso de músicas carnavalescas de Porto Alegre e trouxeram o 2º e o 1º lugar.

       O grupo passou a ser chamado de "nove e meio" com acrescimo de dois músicos de Porto Alegre. Para eles foi uma grande surpresa vencer. Mário Barbará destaca que o festival representa muito na sua carreira como músico, com o surgimento da California da Canção Nativa de Uruguaiana, foi para o nativismo. E se tornou um dos musicos mais respeitado do Rio Grande do Sul, conta ele que se não fosse o concurso, iria demorar mais para fazer música, e a parceria com o Fonso, diz ele, foi importantíssima.

      Para Fonso Dornelles, o concurso de músicas para o carnaval " organizou os músicos em São Borja e proporcionou um espaço para eles se apresentarem. Diz também que o festival serviu para se definir como letrista. E conseguiu sucesso por muito tempo, junto com seu irmão Mario, pois ganharam muitos outros festivais no Estado, como o de Porto Alegre, Cruz Alta ctc.




      ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA PELOS ALUNOS E PROFESSORES NO PROJETO "POESIA FORA DA ESTANTE."




   REGISTROS:  04 a 08 de julho/2011



Alunos do 5º ano trabalhando a Poesia: "E agora Maria?"
Disciplina: Português
Professora: Fabiani
Técnica: Interpretação da poesia em forma gráfica produzindo cartazes

Poesia:
                                   Início das atividades









    11  a 15 de Julho/2011
         Alunos do 4ª ano ( manhã e tarde)  dramatizam a letra da música "AGORA NÃO CHORO"  do músico e poeta Ildefonso Barbará Dornelles. O trabalho foi coordenado pelas professoras Cássia e Lúcia.















          Alunos do 5º ano constroem um violão através da técnica do MOSAICO, em homenagem ao músico e poeta Ildefonso Barbará Dornelles. O trabalho foi realizado na oficina de Arte, coordenado pela professora Maristela.



    

Alunos do 5º ano que confeccionaram o banner com a professora Maristela. 





Alunos do 3º Ano - Turma 31 realizando atividades no Poema: 
E agora Maria?
Profª. Edinara




ILDEFONSO BARBARÁ  DORNELLES 




 A turma 31 do turno da manhã juntamente com sua professora Edinara realizou também uma entrevista com o poeta Ildefonso na Biblioteca da escola. Perguntas feitas na entrevista:

1º  O senhor gostava de estudar quando criança?
2ª  E de brincar. Quais as brincadeiras de criança?
3ª  Como foi sua infância?
4ª  Além de poeta e escritor, o senhor possui outra profissão?
5ª  Quais as lembranças de Infância que mais marcou?
6ª  Como surgiu essa vontade de ser poeta?
7ª  O senhor já ganhou muitos prêmios com suas músicas?
8ª  Qual o melhor conselho que o senhor pode deixar para as crianças?


 VÍDEO:  ENTREVISTA COM O POETA ILDEFONSO PELA TURMA DO 3º ANO - PROF. EDINAR
         







                   Poeta Ildefonso  conhecendo nossa escola.


         A oficina de Educação Ambiental e a oficina de Inglês com as professoras Gabriela e Leni apresentaram um clipe com a turma do 1º ano (turma 12) homenageando o poeta Ildefonso com a seguinte paródia:



Hoje, neste cenário de comemoração.
Vá com tudo poeta Ildefonso porque a festa é sua.
Deixe tudo de lado, pare de correr.
Porque é o homenageado.

Vista tua fantasia.
Entre na folia.
Cantando com a gente.


CANTO    É com sangue e raça que nos vamos
               Com o poeta Ildefonso
               Transformar nossa escola.
               Num lindo mar de AMOR..AMOR.


      
                                     Clipe da paródia.
                                  

                                     



     Na oficina de Educação  Ambiental do turno da tarde com a professora Meri:  Foi apresentado o poema " E AGORA MARIA" , usando o nome MARIA   para um Acróstico de nomes femininos da nossa escola.



                       MONTAGEM DE ACRÓSTICOS.



     A turma do 3º ano - 32 do turno da tarde com a professora Angelita - trabalhando a poesia " E AGORA MARIA"? Confeccionando um cartaz com ilustrações criadas pelos alunos.




     A turma do 1º ano  da tarde (12) com sua professora Denise interpretaram a música " AGORA NÃO CHORO"  através de desenhos  ilustrativos  com base na letra da música do autor Ildefonso.




Alunos do 5º ano participando do Projeto: "Poesia Fora da  Estante" na oficina de Artes com a professora Caphia, construindo um Mural Artístico usando tintas e gliter.
  
                                          
    Na oficina de informática pela professora Elis, foi montado um vídeo com imagens acompanhada de áudio com a música  " Agora Não Choro", letra de Ildefonso Barbará Dornelles.                                 





Encerramos na nossa escola, o projeto Poesia Fora da Estante com a presença do poeta Ildefonso.



Atividades realizadas pelos alunos e professoras no pátio da escola:
*Apresentação da invernada da escola "Anjos da Dança" interpretando uma música de autoria poeta.
*Dramatização,  interpretação de músicas, jogral, cartazes e  reeleitura de poesias.
*Vídeos (visita a sala de informática para assistir o blog do projeto).





Assista a dramatização "Rua da Minha Infância" clicando no link abaixo:






Diretora da escola, Márcia Rodrigues Pires agradece a presença do poeta.

  Srº  Ildefondo agradece a homenagem. 




Convidados assistem ao blog "Poesia Fora da Estante".





O CETIM foi convidado para apresentar a dramatização da música "Rua da Minha Infância"(em homenagem a Ildefondo Barbará Dornelles), na Câmara de Vereadores do município de São Borja, no projeto "Prêmio Leitura na Escola".



A escola participou de mais uma etapa do projeto: a "Pipoesia". Este evento trouxe alegria e diversão aos alunos e demais participantes.
O CETIM concorreu na categoria "Séries Iniciais" (1º ao 5º). Conquistamos o 1º  lugar com a pipa do aluno Adel Natividade, do 5º ano.



Encerramos nossa participação nesse projeto agradecendo ao poeta homenageado, aos nossos colegas,  e as professoras que realizaram juntamente com os alunos trabalhos maravilhosos, tornando a página do blog crtiativa e dinâmica.
Gostaria de agradecer  especialmente as nossas colegas Leni Rojas, Gabriela Maders e Elis. R. Venega, que disponibilizaram seu tempo para nos ajudar nas montagens das atividades à serem postadas no blog.
"O carinho e a dedicação de vocês foi imprescindível no êxito do nosso trabalho". (Denise Vargas)
Parabéns também a SMED e as professoras coordenadoras, Elaine Flores e Tatiane Rauber, que através do projeto proporcionaram às escolas uma valorização da leitura de poesias,
além de permitir que tenhamos acesso as obras dos poetas desconhecidos de nossa cidade, que muitas vezes por estarem no anonimato não são valorizados.



Que Deus abençõe a todos.
Com carinho,

Denise Vargas